Notícia

Última Hora: O Chefe Do Estado Moçambicano Daniel Tchapo

O chefe do estado moçambicano declaraou a necessidade de operacionalizar os instrumentos já assinados entre dois países: Moçambicano e Ruanda.

Segundo a imprensa ontem quarta-feira,o chefe de estado moçambicano, já foram identificadas as áreas prioritárias para o reforço das relações entre os dois países africanos que incluem segurança, agricultura, comércio, indústria e investimentos.

Por outro lado, Kagame reiterou que Moçambique e o Ruanda têm muito em comum “e para oferecer um para o outro”.

“Estamos felizes que vão visitar algumas das nossas indústrias-chaves e conhecer membros do nosso setor privado. Essa é uma boa oportunidade para centralizar a nossa rede de negócios para o benefício das nossas nações”, afirmou.

O Presidente garantiu ainda estar confiante que Moçambique e Ruanda estão no caminho certo, cultivando “a já excelente” parceria.

Atualmente, os dois países cooperam, principalmente, na área militar com uma força de mais de dois mil militares ruandeses no combate desde 2021 aos grupos extremistas que operam na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, protegendo nomeadamente a área em que a francesa TotalEnergies tem nesse empreendimento para explorar GNL, após acordo entre os dois governos, segundo dados oficiais.

Esta força começou a ser reforçada em abril de 2024, na sequência da saída progressiva da missão militar dos países da África austral.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo